Bem-vindo
 Bem-vindo ao site brasileiro sobre o videogame 3DO. Console multimídia de 32-bit lançado nos anos 90. E-mail para contato: geracao3dobr@gmail.com
[Homepage]   [História]   [Hardware]
[Modelos]   [3DO M2]   [Software]
[Emulador]   [BIOS]   [ISOs]
[Reviews]   [Cheats]   [Studio3DO]
[Links]   [Revistas]   [Autor]
iSeparador

[História]

1. A companhia 3DO

A companhia 3DO (antigamente THDO na bolsa de valores NASDAQ), foi fundada em 1991 sob o nome de SMSG, Inc. pelo co-fundador da Electronic Arts, Trip Hawkins [Figura 1] em sociedade com sete outras companhias, incluindo a Matsushita, AT&T, Time Warner, MCA, Electronic Arts, Kleiner Perkins Caufield & Byers e New Technologies Group (NTG) [WIKIPEDIA, 2006].

Figura 1: William M. Trip Hawkins III o idealizador do 3DO.
Figura 1: William M. Trip Hawkins III: o idealizador do 3DO.
Hawkins na WIKIPEDIA: http://en.wikipedia.org/wiki/Trip_Hawkins

2. O console 3DO Multimedia Interactive PlayerÍcones 3DO

 Quando a companhia 3DO (pronúncia "three-dee-oh") foi fundada, seu objetivo original era criar um sistema de próxima geração baseado em CD e que seria comercializado por vários sócios ou fabricantes licenciados (conforme os modelos listados na secção Modelos deste site), assim a 3DO lucraria "royalties" para cada jogo vendido em uma estratégia similar a JVC em relação ao VCR (Videocassette Recorder). A taxa em royalty era de apenas U$ 3,00, quantia insignificante comparada as taxas exigidas pela SEGA e Nintendo para cada jogo fabricado.

O lançamento em outubro de 1993 ganhou muita atenção da imprensa, ajudando a promover o console. Na primeira metade dos anos 90, havia uma "onda multimídia" (Mainstream) no mundo das novas tecnologias e comunicação, além do "advento da Internet" [WIKIPEDIA, 2006]. Deste modo, priorizando as tendências tecnológicas da época, Hawkins decidiu que a plataforma não deveria ficar limitada aos jogos eletrônicos, mesmo sendo o foco principal da plataforma, com mais de 700 softhouses licenciadas no lançamento. Assim, a  3DO company  sugeria o lançamento de softwares educativos, multimídia [Figura 3,4] e adultos para ampliar o mercado [RETROSPACE, 2001].

Figura 2: CD-ROM educacional 3D Atlas da Electronic Arts.
Figura 3: CD-ROM educacional 3D Atlas¹ da Electronic Arts.
Produto híbrido, compatível com PC, Macintosh e sistemas 3DO.
Satisfazendo o anseio do público pela multimídia.
 
Figura 3: Interface do Sampler CD que acompanhava o 3DO. Introduziu o consumidor aos recursos multimídia do console.
Figura 4: Interface do Sampler CD que acompanhava o 3DO.
Introduziu o consumidor aos recursos multimídia do console.
Download do manual do Sampler CD

Basicamente o sistema 3DO consistia em um processador ARM60 RISC de 32-bit para o processamento central, com uma engine gráfica baseada em dois co-processadores designados para o processamento de gráficos e animações. A quantidade de memória e capacidade armazenamento surpreendia para os padrões da época, 2 MB DRAM (RAM), 1 MB VRAM (Video RAM) e um CD-ROM de dupla velocidade [ALZARIUS, 2005]. Obs. Esta é uma descrição sucinta, as especificações técnicas e diagrama de hardware do 3DO estão disponíveis na secção Hardware deste site.

Confira o primeiro modelo FZ-1 da Panasonic conforme a figura 5:

Figura 3: Panasonic FZ-1, o primeiro sistema 3DO (CPU de 32-bit e CD-ROM). (clique aqui para detalhar no site Vidgame.net)
Figura 5: Panasonic FZ-1, o primeiro sistema 3DO (CPU de 32-bit e CD-ROM).
 
Vídeo 1: Comercial do Panasonic FZ-1.

Infelizmente, o custo do 3DO foi estipulado em U$ 699,99 e o apoio prometido pelas centenas de softhouses não se concretizou. Mesmo sendo superior a qualquer outra plataforma do mercado, o preço elevado acabou por espantar tanto consumidores quanto os fabricantes interessados em ter seu modelo proprietário do sistema 3DO [WIKIPEDIA, 2006]. Panasonic logo

Em meados de 1994, com o anuncio de outras plataformas, as esperanças da 3DO company desapareceram. Em 1996, o outro projeto da companhia com o codinome M2 (3DO M2), plataforma de 64-bit baseada em CD-ROM, foi vendido para a Matsushita (Panasonic), desde então a 3DO direcionou seus negócios para o Studio 3DO, desenvolvendo e publicando jogos para PC e consoles que anteriormente foram concorrentes (Playstation, SEGA Saturn e Nintendo 64) [WIKIPEDIA, 2006].

Vídeo 2: Promocional tendo Trip Hawkins como figura central.

2.1 Co-inventores do sistema 3DO

Dave Needle e Robert J. Mical (http://www.mical.org/) são nomeados co-inventores do sistema 3DO. Ambos haviam atuado na equipe de desenvolvimento do computador Amiga (http://en.wikipedia.org/wiki/Amiga) e no sistema portátil de jogos da Atari chamado Atari Lynx (http://en.wikipedia.org/wiki/Atari_Lynx).

Robert J. Mical [Figura 2] começou a carreira na Williams Electronics (http://en.wikipedia.org/wiki/Williams_(gaming_company)). Também atuou no projeto Red Jade (http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Jade), um portátil cancelado pela Ericsson (http://www.ericsson.com). Foi o Chief Architect (Arquiteto chefe) da popular Fathammer Engine (http://www.fathammer.com/) para jogos baseados em plataformas móveis. É o autor de dezenas de jogos e patentes tecnológicas. Projetou a arquitetura de três sistemas operacionais e desenhou o hardware para quatro plataformas. Atualmente está envolvido em um projeto da Sony que utiliza as capacidades tecnológicas do console Playstation 3.

Figura 2: Robert J. Mical: Co-inventor do 3DO. Projetou a arquitetura de três sistemas operacionais. Desenhou o hardware para quatro plataformas.
Figura 2: Robert J. Mical: Co-inventor do 3DO.
Projetou a arquitetura de três sistemas operacionais.
Desenhou o hardware para quatro plataformas.
#topo | #menu

3. Sistema operacional e desenvolvimento

3.1 O sistema 3DO OS da NTG

O companhia NTG (New Technologies Group) foi responsável por grande parte da tecnologia do 3DO, alem das contribuições no hardware desenvolveu o 3DO OS, um sistema operacional de 32-bit multitarefa, que facilitava o trabalho dos desenvolvedores por rodar CD de BOOT.

O 3DO OS consistia em duas partes [ALZARIUS, 2005]:

3.2 Desenvolvimento dos jogos

Os softwares do 3DO eram desenvolvidos em computadores Apple Macintosh de ultima geração e através de toolkits (kits de ferramentas) e estações de trabalho criadas pela 3DO Company. Tais estações consistiam em 3DOs modificados conectados em computadores Macintosh, com várias características de depuração. Já o toolkit continha um software de emulação, programação e ferramentas de autoria, incluindo: depurador de código fonte, compilador, linker,  assembler, plug-in's personalizados, software de animação e imagem 2D, software de modelagem 3D, ferramentas de tradução de vídeo, assim como Macromedia's Director, MacroModel, e  Three-D.

Também era possível adquirir a biblioteca de conteúdos (content library) com 190 CDs, sendo aproximadamente 111 GigaBytes de músicas, efeitos sonoros, fotos, clipes de filme, artes e referências textuais. O volume 1 era vendido por U$ 995 e o volume 2 por U$ 495 [ALZARIUS, 2005].

O custo do ambiente de desenvolvimento era de U$ 9.500. Acompanhava ferramentas de software, documentação e um modelo especial de 3DO, o mesmo era conectado ao Mac Quadra via cabo de ligação óptico. Um ambiente opcional, baseado em uma placa de desenvolvimento (NuBus card para Macintosh), tendo a mesma funcionalidade do ambiente mais caro, foi comercializado por U$ 6.000. Este não acompanhava o 3DO especial, pois a placa realizava essa tarefa, assim exigindo um drive de CD-ROM adicional [ALZARIUS, 2005].

Quando os desenvolvedores finalizavam um projeto, enviavam a 3DO Company para testes de compatibilidade. Nenhum julgamento ao conteúdo era feito neste processo, cabia apenas certificar de que aquele software funcionaria em todos os modelos de console 3DO disponíveis.  Após a aprovação, era encaminhado ao desenvolvedor um CD Mestre (Master CD) criptografado para o uso ou fabricação. A classificação do conteúdo com relação as faixas etárias eram feitas pelas empresas que publicavam os jogos e órgãos responsáveis [ALZARIUS, 2005].

Fotos dos toolkits em 7. SDK (Software Development Kit) secção Software.

#topo | #menu

4. Preço Elitista

WE GOT IT. THEY DON'T.

A precocidade do 3DO tornava o custo de aquisição inviável para a maioria dos consumidores. Em 1993 ou ano de lançamento, o 3DO chegou as lojas custando U$ 700, ou seja, mais que o triplo do preço inicial do Super Nintendo nos Estados Unidos [Figura65]. Assim, se  desconsiderarmos as variações impostas pela inflação, o 3DO sustenta o título de console mais caro da história dos videogames [Figura 7] [CURMUDGEON GAMER, 2006].

Figura 5: Preço relativo (ajustados pela inflação) Figura 4:  Preço absoluto dos consoles.
Figura 6: Preço relativo (ajustados pela inflação)
(Clique na imagem para ampliar)
Figura 7: Preço absoluto dos consoles.
(Clique na imagem para ampliar)
#topo | #menu

5. Logotipo oficial

As três figuras geométricas presentes no logotipo [Figura 8] correspondem a pronúncia correta da sigla 3DO: "three-dee-oh".

Figura 1: William M. Trip Hawkins III o idealizador do 3DO.
Figura 8: Logotipo oficial do 3DO
#topo | #menu

6. Screenshots

O 3DO foi um verdadeiro laboratório tecnológico para empresas como Electronic Arts, Crystal Dynamics, Capcom, Interplay, dentre outras. Destaque para os jogos em vídeo (FMV) com comandos pré-programados, como Dragon's Lair e Brain Dead 13, apesar de parecer monótono atualmente, em 1993 era impressionante, dado o fato de que deste então os consoles domésticos seriam capazes de reproduzir vídeos interativos com qualidade digital.

O jogo de tiro Mad Dog McCree, com gráficos em filme digitalizado, tornaram o "acessório pistola" um dos ícones do 3DO.

Já o simulador automobilístico The Need for speed, trazia cenários e modelos detalhados, algo inimaginável para os padrões da época, sequer nos arcades havia algo parecido.

Menção honrosa para Alone in the Dark, sucesso nos PC que ganhou uma trilha sonora aprimorada e visual renovado na versão 3DO, definitivamente o pai dos adventures de ação, tais como Resident Evil, Silent Hill e Nocturne.

The Need for Speed Alone in the Dark I&II
The Need for Speed Alone in the Dark I&II
Fantástico simulador de corrida da EA. O motivo que levou muitos a adquirirem um 3DO. Texturas e modelos impressionantes! Ideal para o acessório Steering Wheel. Considerado o pai dos "Survival Horror Games". Adentre em uma mansão lotada de enigmas e criaturas horrendas.
   
Road Rash Crime Patrol
Road Rash Crime Patrol

Gangue de motoqueiros digladiando em alta velocidade. Trilha sonora de bandas famosas como Soundgarden.

Combate ao crime organizado com o acessório GameGun (pistola). Participação especial do simpático ator John Candy.

   
Gex Crash 'n Burn
Gex Crash 'n Burn
A aventura de Gex, a lagartixa. Fases em plataforma, ambientadas em famosos programas de televisão. Por um curto tempo foi considerada a mascote do 3DO. Pistas e veículos detalhados.Um simulador de corrida com velocidade e desafio frenéticos. Tentava repetir o sucesso de jogos como Rock'n Roll Racing.
   
Foes of Ali Family Feud
Foes of Ali Family Feud
Boxe da EA Sports assinado por Muhammad Ali (Cassius Clay). Diversos ângulos de visão. Jogabilidade simples e conforme os bons arcades da época. Baseado no programa de televisão homônimo. Foi uma iniciativa de atrair diferentes tipos de público ao 3DO. 
   
   
Dragon's Lair Guardian War
Dragon's Lair Guardian War
Conforme na versão arcade, você controla um desenho animado através de seqüências de comandos pré-programados. Um RPG com gráficos 3D e jogabilidade semelhante aos disponíveis nos 16-bits. Tentava de atrair o consumidor oriental.
   
Demolition Man Horde, The
Demolition Man Horde, The
Silvester Stalone contra Wesley Snipes. Uma das melhores adaptações de um filme feita para videogame. Jogabilidade variada, de primeira pessoa a luta bidimensional. Estratégia e ação em reino medieval. Gráficos com perspectiva isométrica.
   
Casper Super Street Fighter II Turbo
Casper Super Street Fighter II Turbo
Gasparzinho o "fantasminha camarada". Praticamente idêntico ao arcade, mas com seqüências de vídeos e uma vivacidade de cores inédita.
   
Samurai Shodown Escape From Monster Manor
Samurai Shodown Escape From Monster Manor
Excelente conversão do arcade. Continha todos os personagens e "sprites gigantescos". Terror em primeira pessoa. Cenários e inimigos com resolução superior aos títulos de mesmo gênero na época.
   
FIFA International Soccer Battle Chess
FIFA International Soccer Battle Chess
Futebol tridimensional com a mesma jogabilidade do original em 2D. Destaque para os vídeos com os melhores lances (até então) da história do futebol . Xadrez em alta resolução cujo o movimento e ações das peças são representadas por violentas seqüências de animação.
   
Flashback  Shockwave
Flashback - The Quest for Identity  Shockwawe
Famoso adventure em plataforma. Porém, as cenas em gráficos vetoriais do original foram substituídas por vídeos digitalizados. Simulador espacial com um "cockpit" inovador. O FMV deste jogo era um dos melhores para 3DO a ponto de promover essa capacidade do console.
   
Brain Dead 13 Ice Breaker
Brain Dead 13 Ice Breaker
 Controle um desenho animado através de seqüências de comandos pré-programadas. O diferencial deste título em relação aos demais e de mesmo gênero, era a qualidade da imagem superior. Exótico puzzle de ação com pirâmides de gelo.
   
Ultraman Powered Slam 'n Jam '95
Ultraman Powered Slam 'n Jam '95
Indispensável para os fãs de Ultraman. Consistia no game oficial do seriado produzido nos anos 90. Basquete tridimensional com os jogadores e equipes da NBA naquela temporada.
   
Star Wars: Rebel Assault MegaRace
Star Wars: Rebel Assault MegaRace
O 3DO também teve seu Star Wars. Diferentes modos de jogo e gráficos digitalizados. Trilha sonora de John Williams. Simulador de corrida com cenários em formato de vídeo, efeito que dava um realismo adicional ao jogo.
   
Way of the Warrior Killing Time
Way of the Warrior Killing Time
Um clone de Mortal Kombat incluindo os controversos "fatalities". Os personagens chegavam a ocupar metade da tela, o que demonstrava o a fantástica capacidade de manipular sprites do 3DO. "Triller" em primeira pessoa com características de adventure. Os cenários e personagens se diferenciavam dos demais jogos do gênero.
   
Johnny Bazookatone Real Pinball
Johnny Bazookatone Real Pinball
Ação em plataforma! O herói utiliza uma bazuca municiada por Rock n' Roll. Pinball com gráficos e sons digitalizados.
   
Immercenary Pretty Soldier - Sailormoon S.
Immercenary Pretty Soldier - Sailormoon S.
Adventure que reunia cenários 3-D e personagens digitalizados. O 3DO também teve um jogo baseado no "anime" Sailormoon.
   
Theme Park Mad Dog McCree
Theme Park Mad Dog McCree
Jogo de estratégia que simula o gerenciamento de parques de diversão. Um dos jogos mais famosos para 3DO, que ajudou a promover o acessório GameGun (pistola). "Bangue-bangue a italiana".
   
Quarantine Trip'd.
Quarantine Trip'd.
Ficção "cyberpunk". Um motorista de táxi em uma metrópole tomada pela violência. Puzzle que tentava repetir o sucesso de séries como Tetris e Bust-A-Move.
   
Captain Quasar Gridders
Captain Quasar Gridders
Um homem, uma blaster, centenas de inimigos e dezenas de fases.
Gráficos no estilo "Cartoon".
Puzzle tridimensional que posteriormente inspiraria o jogo Intelligent Qube para Playstation.
   
John Madden NFL football Lost Files of Sherlock Holmes
John Madden NFL football Lost Files of Sherlock Holmes
Futebol americano assinado pelo carismático John Madden ( ex-jogador, ex-técnico e comentarista) No 3DO Sherlock Holmes deve desvendar casos jamais mencionados nos livros.
   
Myst 2 Off-World Interceptor
Myst 2 Off-World Interceptor
Adventure de ficção com cenários deslumbrantes e totalmente digitalizados. Competição off-road onde trapacear é tão importante quando acelerar.
   
Out of this World Space Hulk
Out of this World Space Hulk
De todas as versões lançadas, Out of this World para 3DO é a que ostenta os melhores gráficos. Ficção cientifica e terror em uma base espacial.
   
Striker Supreme Warrior
Striker Supreme Warrior
Versão 32-bit de Striker, um futebol clássico dos consoles 16-bit. Câmeras com rotação de 360° e hinos nacionais. Game de luta e inovador. Totalmente baseado em full motion video (FMV).
   
Supermodels Go Wild Return Fire
Supermodels Go Wild Return Fire
Jogos adultos para atrair consumidores "exaltados". Ótimo game de ação e semelhante ao clássico Desert Strike da Electronic Arts.
   
Policenauts True Golf: Wicked 18
Policenauts True Golf: Wicked 18
Adventure game japonês criado por Hideo Kojima (Metal Gear) . Não foi lançado no ocidente, mas é um dos títulos mais conhecidos neste formato. Simulador de Golfe em uma competição "surrealista". A proposta é levar os participantes as piores condições de jogo.
   
Grand Chef Dr Hauzer
Grand Chef Dr Hauzer
Um RPG nipônico com ótimos gráficos e combates ao estilo tradicional de turnos.
 
Adventure de ação da obscura Riverhill Soft que tentava repetir o sucesso da série Alone in the Dark.
   
#topo | #menu

7.16-bit VS 32-bit

Duke Nukem 3D vs Escape from Monster Manor
Shake It Baby
FIFA SOCCER 94
EA SPORTS! Its In The Game!!!
FLASHBACK: The Quest for Identity
The Quest for Identity
Another World / Out of This World
Éric Chahi
Road Rash
Busted
Super Street Fighter 2
Perfect!
Virta Racing 32X vs Need For Speed:
Busted
#topo | #menu

FONTES CONSULTADAS

#topo | #menu
Separador

Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!