Bem-vindo
 Bem-vindo ao site brasileiro sobre o videogame 3DO. Console multimídia de 32-bit lançado nos anos 90. E-mail para contato: geracao3dobr@gmail.com
[Homepage]   [História]   [Hardware]
[Modelos]   [3DO M2]   [Software]
[Emulador]   [BIOS]   [ISOs]
[Reviews]   [Cheats]   [Studio3DO]
[Links]   [Revistas]   [Autor]
iSeparador

[Studio 3DO]

1. 3DO como Third-party developer

Após abandonarem o console 3DO a companhia adquire e anexa ao Studio 3DO [Figura 1] os estúdios Cyclone Studios, Archetype Interactive (http://www.a-i.com.hk/) e New World Computing (http://en.wikipedia.org/wiki/New_World_Computing). O logotipo foi renovado [Figura 2] e a 3DO oficializa a condição de desenvolvedor ''multiplataforma'.

Figura 1: Logotipo do Studio 3DO como First-party developer (1993-1996). Figura 2: Logotipo do Studio 3DO como Third-party developer.
Figura 1: Logotipo do Studio 3DO
como First-party developer (1993-1996).
Figura 2: Logotipo do Studio 3DO
como Third-party developer.

Personagem de Heroes of Might and Magic 3 (PC)O produto de maior sucesso foi a série Army Men [Figura 3], que apresentavam soldados de plástico verde em operações bélicas, uma idéia expressiva e que resgatava a infância daqueles que passavam horas se divertindo com brinquedos neste formato. Outra franquia de sucesso ou lucrativa, foram as séries Might and Magic e Heroes of Might and Magic [Figura 4] da subsidiária New World Computing. Destaque pra Meridian 59 (http://meridian59.neardeathstudios.com/) lançado durante a segunda metade dos anos 90 e também um dos primeiros MMORPGs tridimensionais (3D) a ser publicado. O mesmo sobrevive até os dias atuais, graças ao esforços de alguns dos criadores do jogo [WIKIPEDIA, 2006].

Figura 3: Capa de Army Men: Operation Green Figura 4: Heroes of Might and Magic 3
Figura 3: Capa de Army Men: Operation Green
para Game Boy Advance
Figura 4: Heroes of Might and Magic 3
(Clique na imagem para ampliar)

Para PC, além das séries mencionadas no parágrafo acima, foram desenvolvidos TOCA Championship Racing (1998) [Figura 5] e Requiem: Avenging Angel (1999) [Figura 6], ação do tipo "1st-person shooter" da Cyclone Studios.

Figura 5: TOCA Championship Racing   Figura 6: Requiem: Avenging Angel
Figura 5: TOCA Championship Racing   Figura 6: Requiem: Avenging Angel
#topo | #menu

 

2. Como a 3DO cria videogames

Vikki GrimmMatéria originalmente escrita em inglês por Jeff Tyson (http://lazer.hsw.uol.com.br/jeff-tyson.htm) e traduzida por HowStuffWorks Brasil (http://hsw.uol.com.br/).  Trata desde o planejamento, desenvolvimento até a distribuição comercial dos jogos.

2.1 Lista de jogos da 3DO Company

Lista proveniente do site MobyGames (http://www.mobygames.com/).

#topo | #menu

3. Falência

Infelizmente, a maioria dos jogos da companhia não tinham uma boa receptividade da crítica, assim os consumidores não os procuravam comercialmente. Após esforços por longos anos, a 3DO foi a falência em maio de 2003, os empregados foram demitidos e as propriedades intelectuais de alguns produtos foram vendidas para rivais como Microsoft, Namco, Crave Entertainment e Ubisoft, inclusive o fundador Trip Hawkins, pagou U$ 405,000 por direitos, velhas franquias e a patente de "portifólio" na Internet [WIKIPEDIA, 2006].

Uma curiosidade a respeito da falência da 3DO Company é a venda do Certificate Vignette [Figura 6] no site Scripophily. Este documento comprova o encerramento das atividades comerciais da empresa. Cada cópia custa U$69.95 e o endereço para aquisição é http://www.scripophily.net/3docompany.html.

Figura 6: "Certificate Vignette" ou certificado do enceramento das operações. Assinado pelo CEO (Chief Executive Officer) William M. Trip Hawkins III
Figura 6: "Certificate Vignette" ou certificado do enceramento das operações.
Assinado pelo CEO (Chief Executive Officer) William M. Trip Hawkins III
#topo | #menu

4. Acesso ao antigo site 3do.com

Para os entusiastas que desejam matar a saudade dos antigos sites da 3DO Company/Studio 3DO (http://www.3do.com/) [Figura 7]. Os arquivos estão hospedados no site Internet Archive: Wayback Machine (http://www.archive.org/web/web.php).

Figura 7: Visual do site oficial da 3DO Company em 1996. (Clique na imagem para ampliar)
Figura 7: Visual do site oficial da 3DO Company em 1996.
(Clique na imagem para ampliar)

FONTES CONSULTADAS

Separador

Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS!